domingo, 5 de junho de 2016

Receita de bruschetta de tomate e manjericão do filme Julie e Julia


Eu amo o filme Julie e Julia. Lembro que a primeira vez que eu assisti era uma sexta-feira a noite, e tínhamos escolhido não sair e ficar em casa e ver filme juntinhos.

Como sempre, fiquei um tempo perdida no Netflix sem saber o que escolher, e acabei clicando no Julie e Julia sem grandes expectativas. Mas lembro que quando o filme acabou eu estava com aquela sensação de coração quentinho. Querendo fazer minha irmã e todas as minhas amigas assistirem o filme. Sem contar a vontade de cozinhar e tomar vinho.

Eu adoro filmes água com açúcar, mas não qualquer um. Eles precisam ter conteúdo. E hoje em dia eu ando percebendo que a maioria dos filmes "água com açúcar" estão tão ruins, pobres, clichés. Não é por que não é um super drama, ou por que ninguém morre, ou por que não tem suspense e aquele final que ninguém imaginava, que ele não tem que ser bom e ter história de verdade. Mas vou fazer um post sobre meus filmes água com açúcar preferidos depois. 
Vamos falar de gordices.

Em uma das cenas do filme a Julie prepara uma bruschetta de frigideira, com tomate e manjericão. Fiquei desejando muito tempo aquela bruschetta, e pesquisei mil receitas na internet. Não achei nenhuma que fosse totalmente fiel ao filme, então fiz umas adaptações até que cheguei nessa versão final, que para mim é perfeita.

E mesmo que não seja idêntica a do filme, ela é deliciosa e vale a pena tentar.

Bruschetta de tomate e manjericão (Julie e Julia style) - rende 6 bruschettas

  • 3 tomates grandes
  • 1/2 copo de folhas de manjericão (somente as folhas)
  • 6 fatias de pão italiano
  • 1 dente de alho
  • azeite
  • manteiga
  • pimenta do reino a gosto
  • sal a gosto
Abra um bom vinho e sirva-se de uma taça para começar. No Spotfy, coloque uma música que você goste, ou procure a playlist "Cozinhando e cantando" que eles tem e que eu adoro.

Lave os tomates e retire as sementes. Corte-os em cubos e coloque em uma tigela. 


Tome um pouco de vinho.
Lave as folhas de manjericão e corte-as em pedaços menores. Não precisa se preocupar em deixá-los muito pequenos, manjericão é uma delícia de qualquer jeito e eu até prefiro as folhas em pedaços maiores.
Misture aos pedaços de tomate. Adicione a pimenta do reino a gosto, e o azeite. Coloque azeite o suficiente para molhar todos os pedaços de tomate, sem miguelar no azeite.

Deixe essa mistura curtindo por pelo menos 15 minutos.
Importante: Não coloque o sal. O sal faz o tomate soltar água, então deve ser acrescentado apenas na hora de montar as bruschettas.



Tome mais um pouquinho de vinho. :)
Corte o pão italiano em fatias de aproximadamente 2 cm. 
Em uma frigideira antiaderente coloque uma colher de manteiga. Assim que a manteiga derreter coloque 2 ou 3 fatias do pão sobre a manteiga. Pressione um pouco o pão para que ele absorva a manteiga e certifique-se de que todo o pedaço está com manteiga. Deixe dourar. 

Sem querer, você pode ter cortado as fatias do pão meio tortas (é, cortei torto), e uma parte do pão pode não estar em contato com a frigideira. Se perceber isso, pressione essa parte na frigideira até que doure.

Assim que esse lado das fatias estiver crocante, vire para o outro lado apenas para dourar um pouco. É importante que as fatias fiquem bem crocantes no lado que absorveu mais manteiga.

Mais um golinho de vinho, e então repita a operação com as outras fatias do pão italiano.



Descasque o dente de alho e corte ele ao meio. Esfregue o dente de alho na superfície crocante do pão. Por isso é necessário que eles tenham ficado bem crocantes.
Cuidado para não esfregar demais, por que se não o gosto do alho vai prevalecer entre os outros sabores.

Acrescente o sal na mistura de tomate e manjericão e misture. Prove e ajuste o sal e a pimenta se necessário.

Monte as bruschettas colocando os tomates sobre as fatias de pão (no lado onde você esfregou o alho), e sirva!




Espero que tenham gostado!
É super simples, mas é uma das minhas bruschettas favoritas.

Beijos, Deh

10 comentários:

  1. Huuuuuuuum que delicia, bem simples mesmo *-*
    adorei a receita, deu fome hahaha!

    http://www.blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! É super fácil e super gostosa mesmo. :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Sabia que você tem um ótimo gosto?! kk Eu também sempre faço bruschetta nesse mesmo estilo, porém as vezes dou uma salpicada de queijo parmesão ou gorgonzola em cima hehehe!
    bjoss
    www.gizahcastro.com

    ResponderExcluir
  3. Hm, amo bruschettas! Que fotos lindas, mas só 6 fatias de pão? Eu faço sempre uma assadeira inteira. HUAHAUAH, até empanturrar meu marido e eu! E achei interessante tostar na frigideira, à propósito a tua é igual a minha.. da Tramontina, né? :DD

    Um beijo grande, Deh.
    Obrigada pela sua visita no meu cantinho, eu adorei de coração.
    E lindo o seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha ah eu fiz 6 por que tinha mais coisa pela frente! rs
      E simmmm, é da Tramontina! Elas são OTEMAS não gruda nada e para lavar é super fácil. Ai que papo de adulto rs
      Beijos!

      Excluir
  4. ahhhh, eu amo bruschettas!!! mas meu formato é um pouquinho diferente, eu não consigo não colocar um punhadinho de queijo em cima dos tomates <333 d tambem levo para assar ao inves de fazer uma por uma na frigideira.. vou testar do seu jeito um dia ;) beeeijos

    Ja fomos legais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre colocava para assar também, mas gostei dessa versão na frigideira. Da uma variada. Mas ambas são uma delícia!
      Beijos :)

      Excluir
  5. Amo bruschetta e amo Julie e Julia rsrs!
    Adorei a receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Eu sou até meio viciada em Julie e Julia na verdade haha
      Beijos!

      Excluir