quarta-feira, 29 de junho de 2016

Receita de Caponata de Berinjela - Vivendo Junto blog


Eu nunca tinha comido berinjela de formas diferentes de empanada (que é a que a minha avó fazia), e desde que eu descobri esse mundo das berinjelas assadas e refogadas e no vapor, eu incluí esse legume muito fortemente na minha alimentação.

Além de ser uma delícia, é "light" (dependendo da forma como vc fizer, claro), e evita que eu coma carne algumas vezes. Eu não sou vegetariana nem nada, na verdade cresci em uma família onde um prato nunca está completo sem uma carne. Sério. Minha avó não aceitaria servir um almoço que não tivesse carne ou frango ou peixe. As vezes até os 3.

Mas desde que saí de casa e comecei a cozinhar para mim mesma, gosto de fazer refeições sem carne de vez em quando. Gosto da idéia também do “dia sem carne” na semana. Mas ser vegetariana mesmo não é uma opção para mim. E na verdade, eu preferia comprar todos os meus alimentos de pequenos produtores e continuar consumindo carne, do que mudar totalmente a minha dieta para excluir essa opção por causa da indústria de alimentos.

Então, chega desse discurso doido sobre vegetarianos e pequenos produtores. Eu Adorno churrasco anyway!
Vim falar da receita de caponata de berinjela! Para quem não conhece, é um antepasto de berinjela bem delícia!

Essa receita é uma adaptação da receita que a minha mãe faz, com a receita que uma amiga faz.
Ficou muito boa! E quanto mais tempo ficar curtindo na geladeira, mais gostosa fica.
Você pode servir de entrada, ou até como uma das guarnições ou salada.

Caponata de berinjela, serve 6 pessoas (com muita fome)


Ingredientes
  • 500g de berinjela
  • 200g de pimentão vermelho
  • 200g pimentão amarelo
  • 200g de cebola
  • ½ copo de  uva passa (opcional)
  • 1 dente de alho
  • 3 colheres de sopa de Vinagre
  • 3 colheres de sopa de Shoyu
  • Azeite
  • Sal
  • Pimenta do reino
  • Orégano
  • Salsinha
  • Cebolinha


Lave as berinjelas e corte-as em tirinhas ou cubos. Não precisa tirar a casca.

Enquanto você corta, vai colocando os pedaços em um recipiente com água e vinagre para ela não ficar preta.

Também lave e corte os pimentões e a cebola.

Após terminar de cortar os ingredientes, escorra a água das berinjelas. Em um pirex que vai ao forno, misture a berinjela com a cebola e o pimentão.

Acrescente um dente de alho triturado, o vinagre, o shoyu, meio copo de azeite, sal e pimenta a gosto.
Misture bem todos os ingredientes.


Cubra com papel alumínio e coloque no forno à 250°C por 40 minutos.

Retire do forno e acrescente as uvas passas (se desejar), o orégano, a salsinha e a cebolinha. Se necessário, acrescentar mais azeite. Misturar e colocar no forno por mais 20 minutos á 200°C.

Ao retirar no forno misture novamente e ajuste o sal.
Deixe esfriar e sirva como antepasto ou como acompanhamento.


Dura na geladeira por até 2 semanas!
Você pode arriscar mais, ouvi rumores de que só fica cada vez mais apurado no azeite e continua delícia.



Espero que gostem!
Beijos

Um comentário: