segunda-feira, 27 de junho de 2016

Preparando o bife perfeito

Olá galere, hoje eu gostaria de entrar num assunto que eu gosto bastante: Comer.

Mas não é comer qualquer coisa, nem de qualquer jeito. É comer carne. Como num bom churrasco ou mesmo como num bife bem feito. Mas como fazer? Bem passado, mal passado ou ao ponto?

Foto: Reprodução

Eu fui criado com o conceito de que carne boa era carne bem passada com pouco sugo e as vezes um pouco torrada. Mas isso era em casa, na casa da avó. Quando cresci, comecei a entender que as coisas eram diferentes lá fora, a comida que eu gostava mais começou a ficar mas saborosa e eu não sabia o porque. Dai foi que descobri, carne não precisa estar torrada, muito menos seca. 

Depois que comecei a morar sozinho acabei pegando gosto em fazer bifes. Com o passar do tempo e alguma decepções, comecei a preferir carnes de açougue ao invés das que vem embaladas a vácuo e estão a não sei quando tempo nas gôndulas dos supermercados. Sim, já comprei carne estragada sendo vendida na boa, mas enfim... Num determinado evento, um churrasco da galera, eu fui ver no youtube como fazer um bom churras, afinal o que você não sabe você vai atrás que quem sabe.  E o google/youtube hoje em dia sabe pra cacete! (Sou da época do "cadê", do "icq", então sem julgamentos.)  

Dai me deparei com um vídeo muito legal, sobre cortes de carne e como cortar. Ai você vem e pergunta: "Como cortar um bife?" e eu respondo: "Não, como separar uma peça de carne de outra peça de carne!". Tipo como era antigamente mesmo, matar o boi e separar a bagaça toda. ÓBVIO que nem se compara, porque hoje em dia quem mata um boi no meio da cidade de São Paulo? O que chega perto é uma peça comumente vendida no açougue como peça da alcatra, que vem maminha, miolo de alcatra e picanha num preço bem convidativo. Uma peça dessas tem em torno de uns 7/8 kg e sempre que faço um churrasco compro uma dessas. Segue o vídeo que achei e me ensinou como fazer.



Depois disso, aprendi muita coisa... Hoje, por gosto próprio, sempre faço bifes grossos, pelo menos uns 2 dedos de espessura. A carne sempre tem que estar molinha e avermelhada, não dura e vermelho escuro. esses são os extremos entre carne boa e carne ruim.

Agora, sabendo disso, podemos seguir para a parte de fazer o bicho. Pegando seu bife, tempere-o a gosto (o meu gosto é apenas sal, a Deh gosta com um pouco mais de alho e pimenta do reino), e eu não estou aqui para dizer o correto, o correto é como você gosta!
Mesmo fazendo na churrasqueira ou na frigideira, achar o "ponto" da carne tem algumas regras e truques. Existe a regra do dedo, que é a que eu uso.




Na minha opinião isso também é gosto. No meu caso, prefiro entre mal passado e ao ponto para mal passado.
Hoje consigo pedir um bife e consigo saboreá-lo da melhor maneira que posso. Consigo fazer um bife no pão (sem julgamentos) com queijo super suculento. De uma certa forma, saber isso, ter esse controle me faz me sentir bem. Acho que isso significa crescer! 

Vlwflwsss


6 comentários:

  1. estou aqui com fome e vejo esse post ahahaha que vontade comer bife socorro ahahahah
    É sempre bom conhecer esses truques né? dicas anotadas :)
    beijos

    Follow Cíntia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, ver esse tipo de notícia quando se está com fome é muiooooto ruim. É sempre bom saber como fazer nossa comida mais gostosa!! abss

      Excluir
  2. Eu sempre gostei de carne bem passada, porém sei que tem uns cortes que ficam Mega delíciosos no ponto, e aos poucos estou aprendendo a comer hehe, mas adorei o assunto, porque eu particularmente não entendo nada de carnes kkkk. Beijinhos
    Http://www.quemcasaquercasaouap.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não entendia muito, daí um dia resolvi tentar...Ué o máximo que iria acontecer era eu comer uma carne ruim, o que já tinha acontecido antes hahaha... No final acabei entendo, mas errei bastante antes =) abss

      Excluir
  3. Olá,
    Adoro bife e churrasco então, eu sou viciada. Realmente é uma boa dica e vai ser muito ultil pra mim quando morar sozinha, certamente. Geralmente gosto da carne bem passada, mas o importante é saboreá-la da melhor forma possível.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso varia bastante de carne para carne... Tem umas que você não pode por na churrasqueira, ficariam incomíveis, e eu acabei aprendendo isso. Mas tem umas que simplesmente ficam fod@s! abss

      Excluir